Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade
De acordo com Hugo Assman (1988),não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva,é preciso provocar indignação frente à aceitação conformista. Neste sentido,não basta somente falar em inclusão,é preciso,portanto dar condições para que realmente haja uma inclusão digital,pois a maioria dos nossos alunos usam as novas tecnologias de forma errada ,onde utilizam somente para sala de bate papo,criando vícios de escrita que vai de encontro ao que se prega na escola.
As novas tecnologias estão presentes em nossa sociedade,não tem como fugi das mesmas,temos que aprendermos a conviver identificando seu lado negativo e positivo,para então orientar nossos alunos a usufruir da melhor maneira possível. Nesse sentido é preciso que o educador esteja bem preparado .
O computador hoje, na verdade, compete diretamente com o professor, pois tornou-se mais atrativo do que as aulas teóricas. "O professor precisa perceber que apenas a teoria torna difícil o processo de ensino-aprendizagem. Faz-se necessário então, que nós professores acompanhemos todas essas mudanças pelas quais vivenciamos..A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado.
A Globalização é uma realidade, sabemos em frações de minutos o que acontece do outro lado do mundo, o que a ciência avançou .
A escola, instituição que organiza e dissemina o saber científico, tende a seguir, e/ou reproduzir o modelo econômico de sociedade, assim, se a tecnologia avança e é uma realidade na sociedade hodierna, mister se faz, que a instituição escolar acompanhe este desenvolvimento tecnológico.
Na verdade se observarmos, a história da humanidade,veremos acontecimentos necessários como a Revolução Industrial que incentivou a criação da Imprensa,fato que não conseguimos viver sem ele nos tempos atuais.Se pararmos para uma breve reflexão, observaremos que aquela comunicação tão almejada no início do texto produziu várias invenções que intervirem na natureza e de certa forma provocaram mudanças revolucionárias que nem sempre são benéficas,mas muitas vezes gera crises,incertezas,aflições etc.
O fato é que esta tecnologia não está acessível a todos e nem sempre tem sido usada para o bem.Daí pensamos: O que fazer para que todos tenham acesso as novas tecnologias?E observamos que o meio mais prático e rápido para que todos tenham acesso desde cedo é a escola.O jovem passa boa parte de seu tempo na escola onde se socializa e adquire conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário