O modo de inserção das TIC nas escolas
As inovações tecnológicas têm implicado em transformações nas mais diversas áreas, não diferente, no contexto educacional elas têm permeado com muita rapidez, configurando um novo processo de ensino e aprendizagem . Na Escola onde trabalho,ainda não usamos o laboratório, pois está terminando de ser equipado, mas alunos e professores usam o telecentro para fazer pesquisas,os alunos gostam de trabalhar com os computadores, no laboratório a aprendizagem dos alunos com certeza vai ser mais significativa
Há necessidade da inserção e a integração das mídias ao currículo escolar. às diversas possibilidades de trabalharmos com as TIC e mídias na sala de aula, pois oportunizam estratégias diversificadas para a incorporação da prática pedagógica.
Para que essas situações sejam criadas é preciso que professores, gestores e coordenadores estejam preparados para as transformações, a fim de vencer as resistências da cultura tradicionalista, muitas vezes caracterizadas pela acomodação pessoal, insegurança que todos adquiram conhecimentos sobre as especificidades das TIC, da Internet o que irão contribuir para a prática pedagógica e à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Sendo este o momento de formação do aluno enquanto um sujeito, crítico e atuante na sociedade, deve favorecer espaços de docência e de aprendizagem nos quais o uso das TIC possa ser não apenas um momento pontual, no qual se "trabalha" com o livro didático impresso, o computador, o rádio ou a TV, mas que as diversas formas de mídias e tecnologias possam realmente ser incorporadas no trabalho pedagógico de todos os professores nas diversas disciplinas do currículo, em todos os níveis da educação, tendo em vista a necessidade de alinhar a prática escolar com os ideais de toda sociedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário