quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Atividade-1.7- Pesquisa projeto-

PROJETO: Auto de Natal
PROBLEMÁTICA: Por que as pessoas comemoram a Natal?
JUSTIFICATIVA: O Natal é sem dúvida uma época feliz e repleta magia. O projeto Auto de Natal tem o objetivo de sensibilizar nossas crianças a demonstrar os seguintes sentimentos: amor ao próximo, carinho, paz e bondade (verdadeiro sentido do Natal). Como se aproxima o encerramento do ano letivo, nada melhor do que deixar a semente do amor brotar e germinar nos corações de todos. Pretendemos também através desse projeto abordar o tema músicas como forma de expressão cultural a fim de despertar, estimular e desenvolver o gosto pela atividade musical, além de atender a necessidade de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva das crianças.
OBJETIVOS GERAIS:
-Compreender o verdadeiro significado do natal, sensibilizando a criança para o sentimento de paz, fraternidade, solidariedade e amor;
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o seu conhecimento de mundo:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
--Despertar a imaginação, a criatividade, atenção e percepção através das aulas de artes e projeto “Hora da história” natividades em sala de aula:
- Refletir sobre a música como um mundo produto cultural do ser humano:
-Estimular o amor pelo próximo através do sentimento de solidariedade e respeito:
RECURSOS: sucatas, cola, tesoura, papel colorido, jogos manipulativos, CD, dvd, aparelho de dvd, televisão, aparelho de som, tintas, instrumentos musicais, bolas de isopor, etc.
DETONADOR: Peça teatral;
PROBLEMATIZAÇÃO: Caixa surpresa com algum símbolo do Natal;
METODOLOGIA:
-Apreciação e execução de cantigas natalinas através do coral que será montado com as crianças da instituição:
-Exploração de instrumentos musicais na composição do coral;
NATUREZA E SOCIEDADE:
-Aspectos de dia e noite através da música “Noite Feliz”;
-Rodinha de conversa sobre a tradição do Natal:
-Modificação da paisagem no exterior da instituição (verificar o antes e o depois);
-Objetos de transformação interdisciplinar com Artes (participar de atividades que envolvam processos de confecção de objetos);
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
-Exploração de versos e quadrinhas referentes ao Natal que trazem em seu conteúdo mensagem de amor, paz ou solidariedade;
-Produção de textos coletivos;
-Trabalhar cruzadinhas, caça-palavras, formação de palavras, jogos e brincadeiras envolvendo o tema;
-Produzir acróstico com a palavra NATAL;
-Leitura de diferentes gêneros textuais e frases alusivas ao tema com histórias bíblicas, poemas, canções, textos informativos, etc.
-Produzir cartazes com o tema: amor, paz, solidariedade;
MATEMÁTICA:
-Exploração de objetos natalinos (tamanho, forma e cor);
-Confecção de caixas de presentes e bolas de natal de tamanhos variados interdisciplinar com Artes;
-Resolução de situações-problema;
-Jogos e brincadeiras diversas reforçando o espírito de solidariedade, trabalho coletivo e respeito ao próximo;
MOVIMENTO:
-Encenação de músicas que serão cantadas na culminância do projeto;


-Manipulação de objetos diversos na caixa surpresa:
ARTES:
-Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, das dobraduras, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
-Realizar oficinas toda sexta-feira para confecção de objetos natalinos;
CULMINÂNCIA:
-Apresentação das músicas natalinas através do coral da CEMEI “Mãe Ninha”;
-Doação de uma Cesta de Natal para uma família carente da comunidade;
AVALIAÇÃO:
-Observar o conhecimento a percepção dos alunos sobre o Natal, bem como o envolvimento na prática dos sentimentos propostos no inicio do projeto (amor,respeito,união);
-Registro dos avanços ocorridos bem como das observações realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário