quinta-feira, 1 de setembro de 2011

2.7-Registro de experiência

REGISTRO DE EXPERIÊNCIA

Tema: Bullyng
Objetivos: Compreender que devemos respeitar o próximo;
Reconhecer que essas formas agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetivas é crime;
Conscientizar o próximo a respeitar cada cidadão.
Etapas: 2 aulas de 2hs cada
Recursos didáticos:
Série: 3º Ano
Disciplinas: Português, Educação Religiosa, Arte.
Número de aula: 2

Nesse projeto os alunos
se envolveram de uma forma participativa, pois teve interesse sobre o tema, tinha curiosidade de saber o que significava a palavra Bullyng.
Eles conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Foi feita no ínicio do projeto uma entrevista, onde o professor observador, a supervisora e a professora da turma saíram com os alunos do 3º ano para a rua da cidade para perguntar as pessoas o que significava a palavra Bullyng. Nessa entrevista na cidade percebemos o interesse e a felicidade de cada aluno nessa atividade, pois para eles foram uma grande surpresa e tanto essa aula. Eles entrevistaram pessoas no posto de gasolina, hospital, posto de saúde, comércios, Escola Estadual,Secretaria de Educação, Prefeitura e vereadores. Eles ficaram muitos surpresos com as respostas, pois algumas pessoas não sabiam o que significava a palavra Bullyng.
Dentre essa atividade o professor observador e a supervisora percebiam o desempenho dos alunos. Para entrevistar formavam duplo ou trio para fazer entrevista as pessoas. Eles tiveram uma grande participação, pois todos queriam participar, queriam entrevistar alguém.
Esse projeto foi trabalhado com alunos do 1º ao 5º ano. Para primeiro esclarecer houve entrevistas, onde os alunos do 3º ano saíram para entrevistar pessoas na rua da cidade. No dia seguinte houve a abertura do projeto onde os alunos do 3º ano apresentou para todos da escola sobre o que significava Bullyng.
Nas demais atividades trabalhadas na sala, (textos variados, pesquisas feitas pelos alunos em internet e revistas, discussões sobre o tema, colagem. A condução do professor observador foi de forma clara e objetiva, permitindo os alunos participar no momento adequado. Durante as atividade a turma desempenhou bem. O que envolveu os alunos foi as atividades trabalhadas, dentre elas a pesquisa sobre Bullyng que fizeram no laboratório (telecentro), onde no decorrer do projeto falavam para a turma. Ficamos satisfeitos com as atividades, pois percebemos o interesse e a criatividade de cada aluno. Assim vemos a importância desse projeto onde levou os alunos a não ofender o outro, xingar e nem bater nos colegas, pois quando acontece de um ofender o outro lembra eles do projeto trabalhado, pois esse projeto ajudou muito.na escola.
Esse projeto foi trabalhado em todas as séries, pois estava em necessidade desse trabalho na escola, para acabar mais com um ofendendo o outro, xingando e batendo. Esse projeto pode envolver mais de uma disciplina, pois seria importante no planejamento do professor.
Os objetivos são: compreender que devemos respeitar o próximo, Reconhecer que essas formas agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetivas é crime e
conscientizar o próximo a respeitar cada cidadão.
Foi utilizada máquina fotográfica, computador (internet) e revistas.
O professor precisa sempre se expressar de uma forma clara onde os alunos possam entender ser criativa e buscar coisas novas. Os alunos precisam sempre ter interesse ser criativo e participar das aulas.

DEPOIMENTOS

Eu achei a aula muito interessante aprendi sobre o que é Bullyng. (Luana)

Achei a aula fantástica, pesquisei na internet mais coisas sobre o tema Bullyng. (Alexsandro)

A entrevista foi muito boa, pois foi uma aula diferente. (Gleiciele)

Essa aula vai mim deixar saudades. (Isabely)

Hoje a aula foi super interessante, pois a violência devemos deixar de lado. (Kátia)

REFERÊNCIAS

www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?.
www.educacional.com.br/reportagens/bullying

Nenhum comentário:

Postar um comentário